A arte de ouvir
Hoje eu queria mostrar para você o quanto sua empresa pode perder quando você não ouve sua equipe, e para isso vou te contar um caso que escutei numa das palestras do Mario Sergio Cortella.
Uma empresa fabricante de pastas de dente estava com um problemão porque muitas caixas estavam chegando vazias aos supermercados.
A empresa era uma multinacional super conhecida e com recursos suficientes para contratar a melhor consultoria possível para solucionar o problema. E foi exatamente o que ela fez.
A consultoria, com todos seus engenheiros e toda sua expertise, instalou uma balança de precisão na esteira e cada vez que passava uma caixinha vazia, o sistema apitava, a esteira parava e caixinha era retirada.
Alguns dias depois já sem nenhuma reclamação dos consumidores por conta das caixas vazias, os diretores foram à produção e viram que o sistema estava desligado.
Perguntaram para os funcionários como isso era possível, e eles responderam que, como aquele sistema interrompida muito a produção e atrasava o trabalho de todos, acharam melhor instalar um ventilador que tinha lá na empresa, virado para a esteira. Como ele era bem potente, o vento se encarregava de tirar as caixas vazias sem ter que parar o processo toda hora.
Você pode até ter milhares de reais para gastar com consultorias que vendem mais status que solução, mas com certeza não está disposto a jogar dinheiro no lixo, certo? Ouça o seu time!
Comments