Sua empresa toca afinada?
Empresa de sucesso: essa frase é música para meus ouvidos.
Esta pequena frase carrega uma história, às vezes de anos, de trabalho duro, persistência, determinação, liderança, resiliência, inteligência emocional e mais um monte de competências que possibilitaram o sucesso.
Muitas vezes observamos as empresas dando seu show, mas nos esquecemos dos bastidores. Conhecer o mercado, descobrir oportunidades, desenvolver produtos e serviços, contratar e alinhar a equipe, satisfazer o cliente... É trabalho pra caramba até chegar lá! E é só no dicionário que ele vem depois do sucesso. Na prática, o sucesso chega bem depois do trabalho. E, dependendo do caso, nem chega...
Uma vez me perguntaram por que eu comparava as empresas a uma orquestra. É simples, as empresas funcionam como uma orquestra, ou pelo menos deveriam.
Os proprietários são os arranjadores, organizam e distribuem os recursos; os colaboradores são os músicos, executam a obra; os líderes são os maestros, lideram a equipe para extrair o melhor de cada um e ajudam em seu desenvolvimento; os instrumentos são as competências e comportamentos que potencializam as chances de sucesso.
Os problemas acontecem justamente quando alguém deixa de cumprir seu papel, os arranjadores não se fazem presentes, o maestro se perde e os músicos desafinam...
Aí, entro eu: a luthier, ajudando a construir e afinar as competências e comportamentos necessários para que todos os membros da orquestra consigam colocá-la novamente as paradas de sucesso.
Se a sua orquestra anda desafinando, precisamos conversar.
Até mais!